Busque sentido em todos os parágrafos da sua vida

Costumeiramente recebo no consultório pessoas se queixando de não ver sentido na vida. Na maioria das vezes elas parecem muito perdidas e com profunda tristeza, e procuram na terapia uma fórmula mágica para isso.

Resumidamente, para que haja mudança nesse quadro, não é necessário encontrar um propósito gigante ou declarar uma imensa missão de vida, daquelas tipo slogan de marca famosa. Não precisa disso não. O segrego está em ter uma vida com pequenos passos que fazem sentido.

Para algumas pessoas coisas simples fazem total sentido, como arrumar a casa, cuidar dos cães, ler livros, já para outras, essas tarefas são triviais e portanto elas precisam de algo mais desafiador.

Compreender isso fará a vida “ter sentido”. Cada pessoa vê sentido em algo diferente, muitos veem no trabalho, outros no estudo, outros no passeio, outros em atividades sociais, outros na família, quanto mais conectado você estiver do que gera sentido para você, menos chance você terá de ter uma vida ou viver um momento “sem sentido”.

No mais, é importante ressaltar que, quando estamos vivendo um momento “sem sentido” nossos pensamentos serão sempre negativos e catastróficos, além de realizarmos poucas atividades e isso condicionar a perpetuação desse padrão de pensamento. Não se esqueça: uma pessoa depressiva por exemplo faz muita coisa sem sentido pra ela. Na maioria das vezes ela acorda e não sai da cama, às vezes não se cuida e isso tudo contribui para ela chegar no fim dia com pensamentos de que a vida não tem o menor sentido.

Ver sentido na vida é se conectar com seus próprios valores, é um processo de autoconhecimento que fará você seguir pelo caminho de validação do que é importante para você.

Muitas vezes tudo perde o sentido porque o que vivemos pode não ser mais importante pra nós ou necessita ser revisto. Valores podem mudar, não se esqueça!

Rompa o ciclo. 👊

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s