Sobre o tempo em psicoterapia…


Enquanto psicoterapeutas é muito comum sermos questionados sobre quanto tempo dura uma psicoterapia. A resposta pra esse tipo de pergunta é sempre bastante inconclusiva, posto que definir o tempo para a mudança de padrões de pensamentos e sentimentos é dá um tiro no escuro.

Digo isso, pois até mesmo as psicoterapias de base cognitivistas que estipulam prazos para o tratamento de algumas psicopatologias, como o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e o Transtorno de Pânico (TP), podem não entregar o resultado no prazo estipulado porque cada pessoa reage de uma forma a mudança. Assim, independente de se ter a melhor técnica psicoterapeutica, garantir a mudança de outra pessoa é algo complexo.

Eu gosto muito de trazer exemplos nos textos para refletirmos, então pense comigo: A pessoa acreditou a vida toda que ela era uma desajeitada, que ninguém iria gostar dela, que existe algo de estranho que a faz ser diferente de todas as outras pessoas, logo, não é da noite para o dia, e nem mesmo em 6 meses de terapia que ela vai passar a se Amar e Valorizar quem é de verdade. Ela viveu com essa crença (verdade sobre ela) na mente por anos, às vezes por mais de 20 anos, você acha mesmo fácil desconstruir isso?

Nesse sentido, podemos pensar que Mudar significa sair da zona de conforto, o que na maioria das vezes não é uma tarefa fácil de se fazer. Mexer na circuitaria superior a fim de reorganizar as ideias pode ser bastante dolorido, confuso e até angustiante. É justamente por isso que, por vezes, se torna um processo chato, que a maioria das pessoas demoram para conseguir se desenvolver e mudar a mente, ou até mesmo iniciar ou se manter em terapia.

Hoje em dia encontramos anúncios e mais anúncios oferecendo resultados milagrosos pra questões psicológicas. Infelizmente isso existe aos montes, e pior de tudo é que pessoas são influenciadas por essas ofertas e investem tempo e dinheiro nisso. 😦

Assim sendo, enfatizamos que não se cura uma dor existencial com frases motivacionais, tampouco com racionalidade. Nem sempre um pensamento racional é a melhor opção. Somente com o desenvolvimento da consciência é possível expandir a mente e galgar vôos mais altos, e expandir a consciência significa ter autoconhecimento, é conseguir regular suas emoções.

Enfim, respondendo então sobre o tempo de terapia, eu costumo dizer que “cada pessoa tem o seu próprio tempo”. Algumas pessoas podem ficar 1 mês, outras 6 meses e outras até anos. É subjetivo… Entretanto, não se esqueça: a mudança pode ser demorada, mas ela só vêm se você der o primeiro passo… Ehhh, o Sol caminha devagar, mas atravessa o mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s