Autoconhecimento.

Olá Pessoal!

No vídeo de hoje eu falo um pouco sobre o autoconhecimento como uma atividade desenvolvida pelo psicólogo ao longo das sessões de psicoterapia.

No vídeo anterior eu expliquei resumidamente as diferenças entre o psicólogo e o psiquiatra. Em tese, o psicólogo é o profissional que estuda a mente humana em suas várias nuances, por isso pode trabalhar em consultório se utilizando da psicoterapia para contribuir na promoção da saúde mental dos pacientes/clientes, assim como exercer suas funções em diversas outras áreas. Já o psiquiatra, é um médico que depois de formado escolheu se especializar em psiquiatria, por isso ele estuda as doenças da mente.

Quanto ao autoconhecimento, como o psicólogo é o profissional que se debruça a entender a mente humana, em todo o processo de psicoterapia ele acaba por trabalhar esse aspecto. Nesse sentido, a gente pode definir que o psicólogo oferece autoconhecimento para dois públicos: os pacientes/clientes que estão em adoecimento (ansiedade, depressão, pânico, etc.) e os que não estão em adoecimento, mas desejam fazer psicoterapia para se autoconhecer.

Diante disso, você pode se perguntar: Mas, pra que eu iria procurar um psicólogo para me autoconhecer?

Pra responder isso eu defini três aspectos interessantes: O primeiro é no âmbito de carreiras, pois hoje em dia se conhecer é um diferencial para alcançar voos mais altos no mercado de trabalho. Por meio do autoconhecimento é possível identificar aspectos favoráveis de sua personalidade ou vida e também aspectos que necessitam de um Up pra te transformar em um profissional mais cobiçado pelos contratantes. O segundo ponto seria a contribuição na gestão de relacionamentos como um todo, pois às vezes na vida está tudo bem, mas existe uma única pessoas que se torna uma pedra no sapato e ao nos autoconhecermos aprendemos a gerir melhor essa relação. O terceiro aspecto corresponde a promoção da saúde mental, porque por meio do autoconhecimento você conhece as crenças e esquemas mentais que suportam seus pensamentos e isso o ajuda a compreender muitas questões da sua vida, te ajuda a lidar com muitas delas e acaba por prevenir adoecimento da mente.

Clique abaixo para assistir o vídeo:

Para agendar Psicoterapia conosco entre em contato clicando aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s