A Consciência e o Inconsciente na Psicoterapia.

Olá pessoal!

No vídeo de hoje eu falo um pouco sobre dois conceitos importantes para o entendimento da mente humana: “Consciência e o Inconsciente”.  

Eu gravei esse vídeo por ser muito comum antes de iniciarmos o processo terapêutico a gente se perguntar o que acontece na terapia, o que o psicólogo faz, o que acontece no consultório. Bom, muitas são as práticas dos psicólogos em psicoterapia, o que torna difícil colocar tudo aqui nesse texto ou em um vídeo que tem o objetivo de ser breve, mas apesar de resumido ele pode te ajudar a entender melhor o acontece lá. 

Inicio o vídeo falando sobre a formação da mente humana em uma perspectiva cognitiva, ou seja, a partir dos conteúdos mentais que aprendemos ao longo da vida. Assim, podemos compreender existir na consciência “pensamentos automáticos” (mais pra frente vou gravar um vídeo falando somente sobre eles) e no inconsciente “crenças-esquemas mentais” que ditam a regra em nossa vida. Eu digo que eles ditam a ditam é porque, apesar de vivermos sempre acreditando estar consciente de tudo, a maior parte de nossos processos mentais ocorrem de forma inconsciente, por isso, a psicoterapia auxilia tanto no autoconhecimento como também na redução de sintomas de doenças psicológicas.

Então, grosso modo, o psicólogo vai analisar com os pensamentos  que ele tem para alcançar os conteúdos inconscientes (crenças mentais).

Assista o vídeo abaixo para compreender melhor.

Para agendar uma sessão de psicoterapia utilize o formulário abaixo ou Clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s