Ansiedade – Parte 1

Hoje compartilhamos em nossa página no Facebook um vídeo introdutório sobre o tema Ansiedade. Apesar de a ansiedade ser conhecida pelos incômodos que ela provoca em nós, como, por exemplo, a insônia, antes de a compreendermos como uma psicopatologia (doença), é preciso explicar o que é a ansiedade para depois entender suas possibilidades de adoecimento.

A ansiedade faz parte do ser humano, ela compõe nosso grupo de emoções e são importantíssimas para a nossa sobrevivência e os sentidos que damos a vida através das experiências cotidianas. Existe um número vasto de emoções, embora alguns autores defendam que nós temos apenas algumas e outros acreditam existir emoções primárias e emoções secundárias, sendo essas últimas desdobramentos das primárias.

Toda emoção possui uma função e a ansiedade não fica fora disso. Grosso modo, o objetivo da ansiedade é nos deixar em estado de alerta. Isso tem uma utilidade incrível. Imagina só: você tem uma prova importante na faculdade, você sabe das consequências de não ser aprovado (o) na prova, por conta disso bate aquela preocupação… É nesse momento que a ansiedade está trabalhando te deixando preocupado, ou seja, antecipando os resultados que podem ocorrer no dia, trazendo através da sua fixação no evento o medo que você sente em virtude da situação.

Um exemplo simples sobre como a ansiedade funciona seria a euforia que sentimos quando marcamos um encontro com algum(a) pretendente interessante. Pensamos muito no encontro, nas atitudes que poderiam garantir o sucesso da investida, da roupa que iria usar, de como seria apresentação inicial no encontro. Todo esse investimento psicológico é feito pela emoção ansiedade.

É importante frisar que sem emoção o ser humano não conseguiria viver. São as emoções que dão o colorido da vida.

Para finalizar, ressalto que a emoção traz para o hoje aquilo que vamos vivenciar amanhã. Através de nosso medo do que pode vir a ser esse amanhã nós nos perdemos em nossos próprios pensamentos. São as interpretações que fazemos dos eventos que desembocam emoções em nós, sendo assim, é sua interpretação das coisas do dia a dia que te deixa ansioso e preso no amanhã.

Assista nosso vídeo e se inscreva em nosso canal no YouTube para receber nossas atualizações.

Para agendar uma sessão presencial ou online escreva para nós utilizando o formulário abaixo:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s