O que a novela não te contou…

Bem, não é novidade para muitas pessoas o que a psicologia faz, porém, nesses últimos dias foi assunto em pauta nas rodas de amigos, nas redes sociais, menos na novela global que em alguns momentos pode ter deixado boa parte do público leigo confuso quanto ao papel do psicólogo (a) e o que esse profissional pode tratar ou não em um cliente, (caso da personagem Laura que foi vítima de suposto abuso).

Não estamos aqui para falar mal ou denegrir a imagem dos outros profissionais, no caso os “coaches”, que por sinal foi o estopim de tantos embates nas redes sociais, até porque para se alcançar o sucesso basta fazer o seu melhor, seja em qual área for.

Nosso texto é direcionado a todos, mas principalmente para aqueles que não conhecem o trabalho de um psicólogo (a), ou só conhece de forma deturpada passada na TV. Algumas pessoas ao responder qual o trabalho do psicólogo diriam: “O psicólogo serve para desabafar”, ou ”o psicólogo trata maluco”, ou “o psicólogo sabe de tudo só de olhar”… Isso são só algumas coisas que já ouvimos.

De maneira geral podemos dizer a você que o psicólogo (a) é capacitado para trabalhar com Saúde Mental, em nível de prevenção, recuperação e promoção da saúde, restabelecendo a saúde mental do indivíduo e o ajudando em seu desenvolvimento. Ele estuda cinco anos de graduação, tem um Código de Ética normatizador da sua profissão, onde é passível de Advertência, Multa, Censura Pública, Suspensão e em última instância Cassação, caso não o cumpra, confira: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf, ainda tem mais dois anos de especialização (pós-graduação), alguns mestrado (mais dois anos) e se tiver doutorado mais quatro anos, ufa, viu só? Tudo isso para oferecer um serviço de qualidade à população. Ahh e ainda paga uma anuidade alta para exercer sua profissão.

Quando falamos em saúde Mental, notamos certo desconforto por parte de quem ouve, mas fique tranquilo, saúde mental engloba muito mais que doença mental, tem a ver também com cuidados profiláticos, ou seja, que previne ao adoecimento emocional e consequentemente o físico, já dizia o saber popular “se a mente não vai bem, o corpo padece”. Para isso o psicólogo (a) atua juntamente com o cliente atendendo-o na perspectiva de buscar respostas para seus questionamentos pessoais, familiares e sociais. É aquele “psicólogo (a) clínico” que você já deve ter ouvido falar. Normalmente esse profissional atende uma vez por semana com atendimentos de até uma hora, varia de profissional para profissional.

Na saúde pública (SUS), esse profissional atua na saúde primária, que é aquela também que previne o adoecer, através de palestras, grupos de ajuda, atendimento domiciliar, entre outras tarefas. A saúde primária é crucial para manter o equilíbrio biológico e psíquico. Já ouviu aquela frase “é melhor prevenir do que remediar?”.

Os psicólogos (a) também trabalham como professores universitários, em escolas, nos CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial), nas Casas Terapêuticas (aquelas que substituíram os manicômios), na DEAM (Delegacia Atendimento as Mulheres), no Judiciário e por aí vai. Psicólogo é tão bom que está quase que em todos os locais, porque onde tem gente, tem trabalho.

Há ainda aqueles que trabalham nas organizações (RH da sua empresa), muitos trabalham com Treinamento e Orientação Profissional que pode ser dentro de uma empresa ou fora dela. Enfim, temos várias maneiras a oferecer a você um acolhimento humanizado e escuta qualificada, compreendendo que os processos de dor faz parte da constituição de qualquer sujeito na clínica ou fora dela. Então, depois dessa leitura nada de repetir que psicólogo trata maluco, ok? Nossa geração precisa ser reeducada e você agora que sabe também é responsável por ela. Lembre-se, alguém perto de você pode precisar de um psicólogo (a) e você já tem argumentos para ajudá-lo com isso e nós estaremos aqui prontos para isso… Conte conosco!

Psicóloga Iranir Fernandes – CRP 05/54281

E-mail – iranirpaz@yahoo.com.br

Whatsapp – 21 97598-5941

Facebook – Irany Fernandes

Instagran – pazirany

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s