Respiração Diafragmática ajuda a reduzir ansiedade?

A Psicologia, principalmente a Psicologia Cognitivo Comportamental – TCC, se utiliza de várias técnicas para ajudar na melhora dos sintomas das doenças “psis”. Nessa abordagem, a maioria das técnicas são organizadas de forma estruturada para que, através de cada sessão, o paciente possa se autoconhecer e aprender a como lidar com os sintomas psicopatológicos. Tendo essa teoria uma base cognitivista a aprendizagem se torna parte fundamental no processo e, por meio psicoeducação, muitas técnicas também comportamentais são experimentadas ao longo da terapia, como é o caso da respiração diafragmática.

Aprender a respirar corretamente é importante porque auxilia no desempenho do sistema nervoso autônomo (SNA) que é responsável pelo metabolismo, digestão, temperatura corporal e pressão arterial. Quando a respiração não está equilibrada nosso corpo também responde na mesma proporção, pois apesar de a respiração ser um comportamento funcional normal do corpo humano, ela também está interligada a uma série de funções superiores que nos auxiliam a viver, por exemplo, podemos citar a noção de perigo e a necessidade e fuga.

A respiração diafragmática é indicada para muitos casos psicopatológicos porque contribui para o estado de relaxamento diminuindo a ansiedade. Então, pacientes que estão sofrendo com transtorno de ansiedade, transtorno de pânico, com dificuldades para dormir (insônia) acabam utilizando a técnica com mais frequência. 

Como fazer?

A técnica em si é simples de ser colocada em prática, mas requer atenção e persistência de quem pratica. Observe a ordem abaixo:

1) Sente ou deite em um local confortável;

2) coloque suas duas mãos sobre o abdômen, próximo do umbigo;

3) Inspire pelo nariz contando devagar até 3 e aguarde por 2 segundos. Nesse momento sua barriga precisa ficar cheia, como se fosse um balão;

4) Expire devagar pela boca contando até 10;

Obs.: Esta explicação é apenas ilustrativa e não substitui a psicoterapia.

Em nossa página no facebook e no meu perfil no instagran eu postei um vídeo que ilustra o tempo de reação da inspiração e expiração.

1 comentário

  1. Cara isso me ajudou bastante você não sabe como. É complicado porque ansiedade não tem cura, foi o que o psiquiatra disse pra mim. Eu to tomando remédio, não ta adiantando porque quando esqueço de tomar não consigo dormir de novo. Cara eu fico igual zumbi em casa, lembro de coisas até da minha infância, mas vontade de dormir não dá.
    Só existe essa técnica pra reduzir ansiedade? Rs Compartilha mais coisas aí.
    Seu consultório fica aonde no RJ?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s