O que é RAPPORT?

Olá!

Tive a oportunidade de estudar e ainda continuo estudando o processo de Coaching em virtude de sua aproximação com a prática da Psicologia, e um conceito bastante interessante e discutido em ambos os campos de atuação é o conceito de Rapport. Você sabe o que significa?

A palavra Rapport é de origem francesa e significa relação. É um termo muito utilizado na Psicologia porque quando ocorre o Rapport é possível estabelecer empatia com o cliente, logo, sendo fundamental para o progresso nos atendimentos terapêuticos psicológicos e em Coaching também.

Certamente na vida você já experimentou muito do Rapport por aí, mas não se dá conta disso. Estabelecer uma relação através do Rapport é demonstrar que há naquele momento uma confiança, um sentimento de bem estar que o faz simplesmente se sentir à vontade. Por isso é extremamente importante no processo terapêutico. Imagina se você fosse em um atendimento e não se sentisse bem com seu psicólogo ou resolvesse passar por umas sessões de coaching e não conseguisse se sentir à vontade. Se isso já aconteceu contigo ou com algum cliente seu, significa que você não estabeleceu o Rapport.

Mas, o que eu posso fazer para que ele aconteça?

Antes de saber como você pode estabelecer o Rapport é importante identificá-lo no seu dia a dia, porque assim você experimentará do Rapport, vai perceber que você mesmo estabelece isso com as pessoas.

Entende-se que Rapport é algo espontâneo, ou seja, deve acontecer naturalmente, mas é possível identificarmos o desenvolvimento dele tendo em vista que ele se apresenta em pequenas ações, inclusive em nosso próprio corpo. Você já percebeu que às vezes você gosta tanto de uma pessoa ou anda tanto com alguém que depois de certo tempo começa a usar algumas expressões verbais parecidas, ou começa a fazer alguns gestos ou brincadeiras exatamente como essa outra pessoa faz? Pois bem, isso é um simples exemplo de como o Rapport age em nossas relações e é justamente isso que precisa acontecer no atendimento com a finalidade de se alcançar mudanças.

Eu te explico o porquê que isso acontece:

Nossa psique é formada por uma parte consciente e uma outra parte inconsciente. Nossa consciência é racional, estabelece metas, procura dados concretos e gosta de saber tudo, como se diz por aí, no preto e no branco, por isso ela identifica mais diferenças entre as pessoas, pois gasta sua energia analisando. Já nosso inconsciente faz o contrário, ele sempre age em nós e muitas vezes nem percebemos, porém ele difere da consciência, pois enquanto ela racionaliza a relação identificando diferenças, ele percebe mais semelhanças estabelecidas, por isso, normalmente não percebemos que estamos utilizando uma forma de falar, agir, sentar, gesticular, igual a outra pessoa, pois foi nosso inconsciente o responsável por estabelecer esse Rapport.

Observe a imagem abaixo, certamente analisando você perceberá que são várias lâmpadas e que uma é diferente, mas logo que você bateu o olho você percebeu que eram lâmpadas. Essa certeza de que todos os objetos eram lâmpadas você pode entender como uma função do seu inconsciente identificando algo que você já conhece e a partir do momento em que analisa as diferenças trata-se de sua consciência analisando a imagem.

32. rapport1

Enfim, agora que você já sabe como estabelecemos rapport sugiro você identificá-lo no seu dia a dia e em outra oportunidade eu explicarei como colocar na prática uma técnica chamada de “espelhamento” que ajuda a estabelecer essa relação com o outro.

No caso de dúvidas, sugestões, críticas, deixe um comentário abaixo ou escreva para nós no endereço de e-mail (psicolligado@gmail.com).

Por: Maicon Moreira

 

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s