Autoconhecimento e o filme “Divergente”?

Assistindo novamente o filme “Divergente” observei algumas questões que antes passaram despercebidas por mim, mesmo algumas delas sendo bastante claras, eu confesso RS. Percebi o quanto o filme reforça a ideia de que o autoconhecimento é importante para o sucesso na vida, independente de qual área for, profissional, familiar, amizades, etc.

Resumidamente a História do filme se passa em um tempo futurista em que o mundo está um caos e a cidade de Chicago (EUA) foi cercada por muros e habitada por cinco facções (Abnegação, Franqueza, Amizade, Erudição, Audácia). Cada facção possui uma responsabilidade e todos os jovens de Chicago ao completarem 16 anos precisam definir em qual facção desejam ingressar. Essa é uma decisão única e sem retorno. A personagem principal Tris, ao fazer seu teste vocacional descobre que é “Divergente” e isso significa que ela pode se adequar a qualquer uma das facções, porém, os “Divergentes” não são bem quistos entre as facções e por isso ela precisa esconder este segredo. Beatrice (Tris) decide por fazer parte da facção “Audácia” e quase todo enredo do filme se passa através da experiência dela nesta nova fase de sua vida.

Assim como a vida na facção que a Tris decidiu fazer parte, o mercado de trabalho também é um ringue diário e somente alguns saem vencedor. Todavia, nem sempre os vencedores são os mais fortes, ou seja, aqueles que conseguem estudar nas melhores escolas, que falam três idiomas, que já estagiaram ou trabalharam nas melhores empresas do país. Isso não é regra. Um detalhe importante que contribui bastante para o sucesso profissional em qualquer área e que o filme mostra com muita clareza é quanto o autoconhecimento contribui para identificarmos pontos fortes e frágeis e a partir daí definirmos estratégias que nos impulsionem no mercado.

Tris era uma das jovens mais fracas da facção Audácia e ainda assim conseguiu se tornar uma heroína entre os demais personagens. Porém, o que chama atenção é que tudo aconteceu com muito esforço, ela não usou nenhum superpoder para mudar os indicadores das atividades que tinha que concluir ou as lutas que precisava ganhar. Ela simplesmente traçou estratégias, observou, ouviu, e se utilizou de um bem muito poderoso o “autoconhecimento”. Exatamente! Tris ao longo do filme precisou conhecer e lutar contra seus próprios medos para conquistar seu lugar ao sol. Quantas pessoas não preferem culpar coisas externas como sendo responsáveis pelo seu fracasso, quando na verdade ela é a única responsável por ele.

Pouco falamos sobre nossas características no dia a dia e muitas pessoas nem dão muita bola para isso. É como um candidato que se preocupa com o que vestir para uma entrevista, com um currículo impecável, porém não sabe discutir sobre seus pontos fortes e os que necessitam de atenção. Nós recrutadores sempre identificamos isso com muita facilidade.

Uma dica simples que ajuda você no processo de se autoconhecer é escrever sobre vocês mesmo. Tenho certeza quase que absoluta da dificuldade que terá para se autodescrever. Se eu pedir para você anotar dez pontos fortes e dez pontos a desenvolver acredito que fique ainda mais difícil. Mas, não desista, porque se autoconhecer não é um exercício objetivo que se faz e em cinco minutos você já sabe tudo sobre si na ponta da língua, é preciso ouvir, observar, aprender, reconhecer erros, etc. Dá trabalho, mas os resultados são sempre positivos.

Sugiro você escrever seus pontos fortes (qualidades) e os pontos a desenvolver (fracos) conforme tabela abaixo. Caso tenha dificuldade peça ajuda de um amigo ou um familiar, mas não deixe de fazer.

10 – PONTOS FORTES

10 – PONTOS A DESENVOLVER

Obs.: Caso queira dividir comigo suas anotações fique à vontade. Me envie um e-mail para juntos podermos pensar em estratégias para dá um Up em sua carreira.

E-mail: psicolligado@gmail.com

Um Abraço e até o próximo texto!

http://www.PsicoLigado.Org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s