Pesquisa de Clima Organizacional.

Faz tempo que as organizações empresariais perceberam que funcionário motivado significa resultado positivo para a empresa, uma vez que a motivação resulta em melhores implicações de produtividade. No entanto, o que uma organização pode fazer para saber como está a motivação e satisfação de seus colaboradores? Neste texto trataremos do tema “Pesquisa de Clima Organizacional” entendendo a importância que a ferramenta traz não só para empresa enquanto pessoa jurídica, mas também as pessoas em si que compõem a organização.

No passado as organizações empresariais buscavam de forma incessante os resultados e pouco se importavam com os sujeitos que efetivamente  faziam com que os resultados aparecessem. As empresas se comportavam baseadas em uma administração cheias de influências históricas advindas da revolução industrial limitando seu olhar apenas para a produção em massa. Atualmente esse contexto mudou. As empresas perceberam que o maior patrimônio que ela possui são as pessoas e que são elas que fazem as coisas acontecerem no dia a dia, por isso, estratégias e ferramentas passaram a ser desenvolvidas objetivando melhor compreensão das relações e o comportamento das pessoas dentro das empresas.

A pesquisa de clima organizacional então é uma ferramenta que auxilia a gestão a melhor entender a dinâmica organizacional, pois através dessa coleta de dados os grandes executivos podem avaliar o desempenho de sua gestão, seja no âmbito geral da empresa, relacionado ao impacto gerado para o cliente final, até mesmo os colaboradores que formam a empresa em si.

Muitos temas podem ser avaliados em uma pesquisa de clima, inclusive, ela pode ser utilizada até para medir o nível de satisfação do cliente final, ou seja, é uma ferramenta muito estratégica para crescimento da empresa. Pode-se avaliar relacionamento interpessoal, satisfação com a gestão (liderança), as políticas de benefícios da empresa, o nível de estresse do grupo ou de determinada área, engajamento, etc. e o resultado sempre culmina em um retorno que gera uma tomada de decisão pelos gestores da organização.

No mercado existem empresas especializadas em realizar esse tipo de atividade, uma vez que a pesquisa de clima é uma atividade que exige dos profissionais de RH muita discrição e sigilo, por isso, muitas organizações optam por contratar o serviço terceirizado e ao receberem os dados trabalham em cima deles definindo planos de ação estratégicos.

Eu já trabalhei com dois tipos de pesquisas de clima, o tipo simples confeccionada no próprio RH, impressa e aplicada aos colaboradores e também da pesquisa informatizada realizada por grandes empresas especializadas, independente de como implementadas, sempre foram ótimas.

Existem etapas para implementação de uma pesquisa de clima e na imagem do texto já exemplificamos as principais, porém existem outras conforme  listagem: definir os objetivos da pesquisa, decidir os indicadores que se quer avaliar, desenvolvimento dos questionários, comunicar ao grupo a realização da mesma (inclusive os líderes que precisam estar engajados com a atividade), reforçar com os profissionais de RH sobre a importância do sigilo e discrição (quando realizada pela própria empresa), aplicação dos questionários (essa etapa deve ser em local reservado e definido previamente), compilação dos dados e análise dos mesmos (realizada pelos profissionais de RH ou empresa terceira) e por fim a divulgação dos resultados aos colaboradores.

A pesquisa de clima é uma ferramenta que contribui para que a empresa alcance sua visão e missão de mercado, consequentemente impactando, captando e retendo clientes. É uma forma de saber em que ponto ela está e aonde ela quer chegar. A análise dos indicadores da pesquisa mostra a importância que a empresa dá para alcance de sua “missão e visão”.

Apesar do esforço para compreender a dinâmica humana nas maiorias das cadeiras que trabalham com administração nas organizações, é indiscutível que o profissional de Psicologia é especializado em compreender nuances do ser humano e pode através de seu olhar focado em pessoas, na subjetividade, nas relações, contribuir para que os insumos retirados das pesquisas se revertam em melhoria para o ambiente empresarial, assim como, auxiliar para que as estratégias traçadas sejam alcançadas.

Enfim, aplicar e analisar os dados de uma pesquisa de clima é observar como está o comportamento humano dos que formam a organização, os resultados que eles estão produzindo e sendo oferecidos no mercado. É uma excelente ferramenta de gestão que contribui sobremaneira para a busca incessante de melhorias para e na empresa.

Até o próximo texto…

Por: Maicon Moreira

Dúvidas, sugestões e críticas escreva para psicolligado@gmail.com.

Pesquisa de clima

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s