Psiquiatria, Psicanálise ou Psicologia?

Olá! Seja bem vindo a mais um texto do nosso site (www.psicoligado.org).

Respondendo ao pedido de uma leitora, hoje escrevo sobre as diferenças entre três áreas que estudam a psique humana, ou seja, Psicologia, Psicanálise e Psiquiatria.

Na disciplina História da Psicologia uma das primeiras coisas que aprendemos é que o termo Psique é uma palavra de origem grega que significa espírito ou alma. Representada como um tridente, Psi é a vigésima terceira letra do alfabeto grego e tornou-se o símbolo da Psicologia. No Entanto, além da Psicologia, essa letra também é parte do nome das profissões de PSIcanalista e PSIquiatria e isso causa bastante confusão no que tange as diferenças na formação e prática profissional de cada área.

Em Psicologia estuda-se o comportamento humano de uma forma ampla, levando em considerando os aspectos afetivos, sociais e cognitivos. Para ser considerado Psicólogo é preciso cursar a faculdade de Psicologia que tem duração de 10 semestres, ou seja, cinco anos. No decorrer da graduação são ensinadas diversas teorias que explicam a formação do ser humano, sendo assim, o aluno perceberá que existem psicologias e não Psicologia, devido à quantidade de estudos que já foram feitos sobre a Psique humana. Diversas abordagens são aprendidas, sendo: psicanálise, terapia cognitivo comportamental, terapia centrada na pessoa, terapia analítica, gestalt terapia etc.

A visão profissional que se tem do psicólogo é que ele trabalha em um consultório atendendo a seus pacientes em suas questões pessoais, mas, acontece que a atuação não se limita ao consultório, podendo o profissional trabalhar com Psicologia Hospitalar, Psicoliga Organizacional, Psicologia Jurídica, Psicologia Social, Psicologia Institucional e Psicologia Escolar.

A Psicanálise é um curso de formação baseado na teoria criada pelo austríaco Sigmund Freud. O objetivo de trabalho da Psicanálise é a interpretação do inconsciente através das palavras, sonhos e conteúdos levados pelo cliente durante a terapia.

Como a Psicanálise é um curso de formação, isso significa que ela não é uma faculdade como a Psicologia, no entanto, em sua grande maioria, o curso tem a duração também de cinco anos.

Não há uma regra quanto aos pré-requisitos para entrar no curso de Psicanálise, algumas escolas exigem o curso superior em qualquer área, outras exigem curso superior na área de humanas e existem aquelas que realizam uma entrevista com o candidato aceitando inclusive pessoas com ensino médio completo. Para conclusão do curso os alunos precisam estudar a obra de Freud que é bastante densa com aproximadamente 24 livros, mas também passam pela análise e supervisão de um analista já formado.

A atuação profissional da Psicanálise é fortemente clínica, mas também existe a atuação hospitalar.

A Psiquiatria é uma especialização da medicina, ou seja, para se tornar Psiquiatra o profissional precisa ser, antes de tudo, formado em Medicina que tem duração de 6 anos e depois fazer a pós-graduação em Psiquiatria que tem duração média de 3 anos.

A atuação do profissional do psiquiatra difere da Psicologia e a Psicanálise no que tange a prescrição de remédios, função permitida apenas aos médicos, sendo assim, o médico trabalha normalmente com a terapia medicamentosa.

Apenas para complicar um pouco o meio de campo, é interessante falar que apesar de a Psicologia e Psiquiatria serem formação diferente da Psicanálise, ambas também utilizam a Psicanálise como base teórica em terapias.

Enfim, a escolha do profissional se psicólogo, psiquiatra ou psicanalista, vai depender da necessidade do cliente. Em muitos casos um profissional indica o outro como é o caso de médicos indicando o cliente para terapia com psicólogos, assim como os psicólogos indicando clientes para atendimento com os psiquiatras. O importante mesmo é que as pessoas consigam alcançar seus objetivos com o atendimento resultando em uma vida psíquica mais saudável.

Por: Maicon Moreira

Dúvidas, sugestões, comentários, faça aqui pelo canal ou escreva para: psicolligado@gmail.com

Até o próximo texto…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s