O que são Modelos Mentais?

 

Olá!

Bem vindo a mais um texto do site PsicoLigado.org (www.psicoligado.org).

Recentemente tive a oportunidade de conhecer a técnica de criação de Mapas Mentais que de certa forma me auxiliou a compreender assuntos complexos de forma mais objetiva. Entretanto, uma coisa me chamou bastante atenção, ainda no curso de mapas mentais pude perceber que as pessoas não formulam mapas mentais iguais, ou seja, na maioria das vezes os mapas criados são diferentes, o que reforçou para mim a ideia de que cada pessoa possui um modelo mental individual sobre tudo.

Exemplo de Mapa Mental:

02 - Mapas Mentais Curriculo

Modelo mental é uma informação já estabelecida a priori sobre algo, é o conceito que temos construído a partir de nossas experiências no dia a dia e que usamos de forma a estruturar nossas ideias.

De acordo com Daniel Goleman, existem elementos que são impulsionadores na construção dos modelos mentais, sendo: Cultura, experiências, genética e voz. Sendo assim, podemos citar o preconceito em relação a um determinado grupo como sendo um modelo mental.

Cada pessoa possui um modelo mental diferente sobre a vida que esta vivendo, sobre as circunstâncias da vida de outras pessoas ou sobre oportunidades por exemplo. Os modelos mentais determinam a forma como agimos, por isso, é extremamente importante sempre procurarmos informações sobre tudo para que nossa circuitaria superior possa estabelecer um modelo mental condizente com as necessidade do momento.

O desenvolvimento de nossos modelos mentais não acontecem da noite para o dia como se fosse um desenho que fazemos em uma folha de papel em branco, eles são frutos de nossa aprendizagem, experiências, valores e crenças, por isso, uma forma bastante eficaz para desenvolvimento de modelos mentais mais ricos seria através de uma vida mais saudável, ou seja, uma melhor qualidade de vida, pois proporcionaria experiências mais agradáveis.

Como dito acima, os modelos mentais são aprendidos, logo, podem ser mudados, assim como as crenças e valores que interferem em nossa tomada de decisão e podem nos impulsionar a alcançar algo ou pode nos limitar diante de algo. Por isso, é fundamental nos apegarmos a novas experiências a fim de que possamos contribuir para construção de nossos modelos mentais e com isso atingirmos resultados esperados.

Se você deseja entender o comportamento humano, saber o porquê que algumas pessoas performam mais que outras no trabalho ou o que é sucesso para alguém, certamente você terá que entender sobre os modelos mentais dela, pois, caso contrário você irá interpretar ideias de forma diferente e jamais conseguirá entender o comportamento da pessoa.

Jung, psicólogo fundador da Psicologia Analítica, já dizia que nossa psique é formada por símbolos que estão conosco desde tempos remotos. Sendo assim, nosso comportamento é dirigido por esses modelos e não nos damos conta disso. Muitos modelos mentais, inclusive, são inconscientes, por isso, a frase de Jung citada a seguir faz todo sentido: “…é entendendo o inconsciente que nos livramos de seu domínio.”

Devemos ter em mente que tudo o que vivemos contribui para criação de nossos modelos mentais. A prática de atividades que nos dá prazer é uma grande forma de impulsionar a construção de modelos que nos ajude a alcançar objetivos, pois tudo que nos faz bem, nos inspira.

Por: Maicon Moreira

Sugestões, críticas, comentários, escrevam para nós: psicolligado@gmail.com

Até o próximo texto…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s