Você quer ser feliz em 2017? Escolha…

Em-busca-da-felicidade
Fonte foto: Google imagem

O que fazer para ser feliz? Aonde encontrar a felicidade? Todo mundo é feliz? É errado pensar em sempre ser feliz? Dinheiro traz felicidade? Ser feliz no amor significa ser infeliz profissionalmente? Dá certo fazer simpatia para felicidade? Homem ou mulher, quem é mais feliz?

Perguntas como as citadas acima são comuns no a dia a dia. No mês de dezembro, época das festas de fim de ano, é de práxis que as pessoas reflitam sobre o que aconteceu durante os últimos 365 dias vividos, sobretudo, seus acertos e erros e aquilo que almejam para o próximo ano. Em meio aos desejos de mudança é comum ouvirmos o pedido: “Quero ser mais feliz.” Mas, afinal de contas, o que é ser feliz?

Desde a antiguidade o homem busca saber o sentido da vida e o alcance da felicidade, por vezes essa busca foi colocada em uma esfera superior subjetiva, como a religião, em outras com jeito diferente de pensar os detalhes contemporâneos, alternativo, com uma visão mais filosófica, entre muitas outras formas. Mas, o que não mudou é a busca incessante pelos desejos do homem quanto à tão sonhada felicidade.

Recentemente com o surgimento da Psicologia Positiva o tornar-se feliz tomou um rumo diferente para nós, pois todo esse processo de ser feliz passou a ser analisado de forma científica separando um pouco a visão do senso comum e garantindo um meio pelo qual o homem pode se apegar e alcançar felicidade.

A Psicologia positiva não se trata apenas de pensar positivamente, mas sim, entender exatamente o que leva o ser humano à felicidade. Atualmente há evidências cientificas de que “pensar positivamente” também funciona dentro de um contexto, porém o que se descobriu cientificamente vai além disso.

De acordo com Martin Seligman, pai da Psicologia Positiva, para entender melhor a felicidade é preciso analisar a vida sob vários aspecto conforme lista a seguir:

1. Emoções positivas como paz, gratidão, inspiração e prazer;
2. Compromisso e engajamento com situações, atividades e tarefas;
3. Relacionamentos positivos com aqueles que nos rodeiam;
4. Significado ou propósito, ao ir em busca de algo que é maior do que nós mesmos;
5. Realização ou conquista de um objetivo.

Ao analisarmos a listagem acima identificamos em quais áreas somos mais felIzes e a partir disso trabalhamos para que outras também sejam na mesma intensidade. Esse processo é o mesmo trabalhado através da Roda da vida de uma sessão de Coaching.

A Psicologia positiva então trabalha potencializando as virtudes que nós seres humanos possuímos, auxiliando para o direcionamento certo das decisões futuras, dentre outras atividades. O foco é pesar aquilo que faz o ser humano feliz individualmente, já que pesquisas atuais de autoria de Sonja Lyubormisky, diz que a felicidade depende 50% de tendências genéticas, 10% de circunstâncias e 40% de atividades intencionais, ou seja, autoconhecimento é fundamental para garantir boas escolhas na vida, uma vez que grande parcela de responsabilidade da felicidade se resume em atividades intencionais, em suma, a Atitude do ser humano.

Enfim, finalizo pensando na felicidade como uma utopia, a medida que enxergamos um modelo do que é ser feliz individualmente. Cada um de nós define psicologicamente o que é felicidade e decide se quer seguir esse padrão ou se prefere viver o que é aceitável socialmente.

Psicoligado.org

3 comentários

  1. Rosana, excelente noite!

    Primeiramente muito obrigado por acompanhar nosso canal, é uma honra compartilhar conhecimento com todos.

    Vamos a pergunta…

    É difícil responder a sua pergunta porque felicidade é algo muito subjetivo, isso significa que o que pode ser sinônimo de felicidade para mim pode não ser para você. No entanto, uma pesquisa realizada na Universidade de Toronto no Canadá, diz que fazer sexo uma vez por semana aumenta felicidade e o bem estar conjugal. Ou seja, aquela ideia de que felicidade é fazer sexo todo dia pode ser uma grande mentira inventada pelo senso comum.

    Continue nos acompanhando aqui e em nossa página no Facebook.

    #Excelentevidasempre

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s